Ansiedade é um sentimento humano normal imprescindível para a vida cotidiana. Até uma certa intensidade ela é útil, pois permite que a pessoa possa levar adiante seus projetos e anseios, impulsionando-a para realizar suas atividades. Ela se torna uma doença quando sua intensidade começa a prejudicar o desempenho da pessoa em suas tarefas.

A ansiedade se caracteriza por manifestações psíquicas (subjetivas) e físicas (objetivas). As manifestações psíquicas são difíceis de descrever e variam de pessoa para pessoa. Ela se sente inquieta “por dentro”, apreensiva em relação a algo vago sentido como ameaçador, com desconforto e preocupação intensos em relação a algo futuro, desprazer, nervosismo, irritação, dificuldade de concentração. As manifestações físicas incluem inquietação motora, falta de ar, boca seca, sudorese, mal-estar abdominal, aperto no coração, tensão muscular, dores, dificuldade para engolir.

A ansiedade pode se manifestar de modo constante ou em crises abruptas que podem estar relacionadas a alguma situação específica ou ocorrerem de modo espontâneo. Frequentemente a ansiedade está associada à depressão.

Os transtornos de ansiedade se caracterizam por ansiedade intensa e contínua, pervasiva, invadindo a vida da pessoa por períodos relativamente longos de tempo e sua intensidade prejudica o funcionamento e o desempenho da pessoa.

Os principais transtornos de ansiedade são:

  1. Transtorno de ansiedade generalizada
  2. Transtorno de pânico
  3.  Fobias